A reclassificação de danos ou ludo de recuperabilidade, é utilizada para casos em que o veículo sofreu algum acidente e foi classificado erroneamente pela autoridade de trânsito como média ou grande monta. Neste caso, o engenheiro poderá avaliar o veículo para solicitar a reclassificação da conforme resolução Nº 810 de 15 de Dezembro de 2020. 

Quando um veículo sofre um acidente, a autoridade de trânsito, por meio do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) enquadra o veículo em um tipo de dano, seja pequeno, médio ou grande, de acordo com critério da lei. O dano médio gera restrição do veículo no Detran que, para ser eliminada, requer inspeção veicular, já o grande pode determinar o seu sucateamento, porém pode ser contestado através dos serviços técnicos de Reclassificação da Monta.

Nem sempre a autoridade realiza a classificação adequada diante das avarias, o que pode gerar bloqueio do veículo no caso de média monta ou até a necessidade de baixa do mesmo nos casos de grande monta.

O Laudo de Recuperabilidade é um documento que deve ser elaborado e assinado por engenheiro especializado para classificar a monta do sinistro e então se o mesmo é ou não passível de recuperação. Para que isso ocorra, o veículo deve estar no mesmo estado como se encontrava imediatamente após o acidente.

Nos siga nas redes sociais!